sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

International Survival apresenta dois curtas que denunciam a situação dos Guaraní no Dia Internacional dos Direitos Humanos

Pela celebração do Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Survival International apresenta dois novos curta metragens documentais sobre a desesperadora situação que atravessam os índios Guaraní do Brasil.
O vídeo “Tem que ser valente” reflete a determinação dos Guaraní em recuperar suas terras, que lhes foram arrebatadas para dar lugar a fazendas de gado e a plantações de soja e cana de açúcar.
Na película “Os pistoleiros”, os Guaraní expressam sua ira e seu temor ante os pistoleiros pagos contratados pelos latifundiários que se apoderaram de suas terras e que os atacam.
Nas palavras de uma mulher Guaraní: “Imagine as balas dos pistoleiros voando por toda parte… à noite podem alcançar a uma criança, uma mulher, a qualquer um de nós”.
Muitos Guaraní, entre eles o líder Marcos Veron, reconhecido internacionalmente, foram assassinados tentando regressar a suas terras ancestrais.
Milhares de Guaraní vivem atualmente em condições miseráveis em acampamentos improvisados a beira de estradas interestaduais, ou em reservas superlotadas. No mês passado, Deborah Duprat, Procuradora Geral Adjunta da República no Brasil, descreveu uma delas, a reserva de Dourados, como “possivelmente a maior tragédia que afeta a um povo indígena em todo o mundo”.
Esta semana, o ganhador do Prêmio Nobel Alternativo, o bispo Dom Erwin Kräutler, descreveu a situação dos Guaraní como “um genocídio cruel” que o Governo está ignorando, apesar de estar sucedendo-se “diante de seus olhos”.
O porta voz Guaraní Anastácio Peralta se encontra neste momento na Europa para denunciar a crítica situação. Segundo o mesmo declarou: “Nos roubaram nossas terras,destruíram a natureza, contaminaram nossas águas e mancharam nossa terra com o sangue de meu povo. Porém, não conseguiram destruir nossa língua, nossas preces, nossa cultura, nossa história nem nossa resistência”.
Fontes internas da Survival manifestaram: “Neste Dia dos Direitos Humanos há Guaranís que vivem sem acesso a água potável, em choças de lona a beira de auto-estradas. Há outros, aprisionados, com pouca comida em meio a milhares e milhares de quilômetros de canaviais. As autoridades brasileiras devem assegurar o futuro dos Guaraní garantindo seu direito fundamental de viver em seus territórios ancestrais”.
No início deste ano, a Survival International enviou um informe às Nações Unidas denunciando a violência, os suicídios, a desnutrição e outras ameaças que têm enfrentado os Guaraní.



Fonte:  www.survival.es
SURVIVAL INTERNATIONAL:10/12/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário