quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Crianças indígenas morrem em MT e prefeitura desvia verbas

A Prefeitura de Campinápolis está sendo investigada em inquérito policial sobre desvio de verba repassada mensalmente pelo Governo Federal para investimento na saúde da população indígena daquele município. A fraude teria ocorrido entre 2007 e 2009, informa a jornalista Sandra Carvalho, em seu blog, nesta segunda-feira, dia 24.
São quase R$ 3 milhões por ano que chegam aos cofres da prefeitura anualmente para garantir assistência a saúde dos Xavante. Apesar da cifra milionária, 37 crianças indígenas morreram em 2010 por falta de assistência básica à saúde, vítimas de doenças como pneumonia, diarreia e verminose.
De acordo com a Controladoria Geral da União, em Mato Grosso foram desviados pelo menos 14 milhões de recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), o que representaria 10% da verba total de 2010.
O alto índice de mortalidade infantil nas aldeias Xavante de Campinápolis, denunciada com exclusividade em novembro do ano passado pelo Blog da Sandra Carvalho após acesso a um levantamento feito na região, vem ocorrendo há vários anos sem uma ação enérgica para combater o problema. Em janeiro, após a denúncia vir à tona, o Ministério da Saúde enviou técnicos até Campinápolis para apurar a situação e adotar medidas para reestruturar os escritórios locais da Funasa. O Ministério da Saúde ainda anunciou a liberação de R$ 2milhões para combater a mortalidade infantil indígena na região.


Fonte: Redação 24 Horas News
25/01/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário