quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

UNIGRAN abre edital para seleção de tradutores de línguas indígenas

A Unigran acaba de ser selecionada para participar de um projeto em conjunto com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), cujo objetivo é o de traduzir documentos referentes aos direitos indígenas para a língua materna dessas comunidades. Esta atividade faz parte do escopo de trabalho do Programa Conjunto implementado por cinco Agências Especializadas das Nações Unidas, denominado ´´Segurança Alimentar e Nutricional de Mulheres e Crianças Indígenas em Dourados e no Alto Solimões´´
Neste contexto, a OIT, a FAO, o UNICEF, o PNUD e a OPAS tem como objetivo principal promover a segurança alimentar e nutricional de mulheres e crianças indígenas por meio do desenvolvimento de diversas ações.(Para saber mais acesse http://ecos-nutripovosindigenas.bvs.br/tiki-view_articles.php)
Para a professora responsável pelo projeto, Terezinha Bazé de Lima, “o próprio Estado é responsável pela degradação do direito indígena a partir do momento em que não publica as normas em suas línguas maternas”. O terena Fernando da Silva Souza concorda com a afirmação ao destacar que “documentos publicados somente na língua portuguesa, dificultam o acesso dos indígenas aos seus direitos”.
O projeto, que busca minimizar esse problema, foi denominado “Tradução, revisão e validação de documentos internacionais de defesa de direitos indígenas nas línguas guarani-kaiowá e terena” e envolverá além de toda comunidade indígena de Dourados, as universidades e órgãos que trabalham com essa população.
Podem participar das traduções, indígenas guarani-kaiowás e terenas, que estejam cursando, ou tenham concluído, o nível superior em instituição reconhecida pelo MEC. A seleção será feita de acordo com a pontuação prevista no edital.
Indígenas interessados devem comparecer de 18 a 24 de janeiro, na Pró-reitoria de Ensino e Extensão da Unigran, situada à Rua Balbina de Matos, 2121,- Jardim Universitário em Dourados, das 14h às 17h. Importante atentarem aos documentos descritos no edital disponível na página da Unigran. Mais informações pelos telefones: (67) 3411-4203, 3411-4173 e 3411-4153.
Confira o Edital.


Fonte: AGORA MS
http://www.agorams.com.br/index.php?ver=ler&id=188963
19/01/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário