domingo, 29 de abril de 2012

OAB/MS promove III Semana do Índio com palestras, exposições e comidas típicas


Teve Início ontem (26) às 18h30 no Museu das Culturas Dom Bosco, a III Semana do Índio da OAB/MS, com objetivo de mostrar os vários lados da cultura indígena de Mato Grosso do Sul, que abriga a segunda maior população do Brasil, com mais de 68 mil índios, de 13 diferentes etnias, distribuídos em 77 aldeias. Em 26 municípios do Estado.
O evento foi aberto com a exposição “Alma Vermelha”, da artista plástica Deusenid Felix, retratando várias etnias que habitam o país. A primeira palestra foi proferida pelo Procurador da República em Dourados(MS), Marco Antônio Delfino de Almeida, que falou de sua experiência como Procurador na região onde estão localizadas as aldeias mais populosas de Mato Grosso do Sul (Guarani e Kaiowá), com o tema “Índio Urbano”.
O líder indígena Marcos Terena, foi o segundo palestrante, trazendo à plateia relatos de sua vida pessoal, o dia a dia na aldeia e a evolução da história e da cultura indígena em contato direto com o não índio. Após as palestras foi aberta palavra para debate, até às 22 horas.
Para a advogada e presidente da COPAI (Comissão Permanente de Assuntos Indígenas da Ordem), Sámia Roges Jordy Barbieri, a III Semana do Índio vem coroar um trabalho desempenhado em prol desta comunidade pela OAB/MS. “É um reconhecimento da cultura dentro da cultura. Temos muito a evoluir principalmente em questões relacionadas à Direitos Humanos, mas estamos conseguindo exorcizar a ligação da palavra “índio” com tristeza, morte e questões de territorialidade. O povo indígena tem que ser tratado com respeito e não com discriminação à causa. Este evento pretende reunir propostas que serão encaminhadas às autoridades políticas, com alternativas para investimento em saúde, trabalho e educação indígena”, destacou.
O evento prossegue até sábado (28/4) às 12h00 no Museu das Culturas Dom Bosco, localizado no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, quando será servido aos participantes um banquete com ingredientes típicos da culinária indígena. Os alimentos serão preparados artesanalmente por integrantes da própria comunidade.

Fonte e foto:

27 de abril de 2012 • 16h17 • atualizado às 18h25

Nenhum comentário:

Postar um comentário