quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

INDÍGENAS são beneficiados pela Fundação Ford

O Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford (International Fellowships Program - IFP) oferece oportunidades para que mulheres e homens, com potencial de liderança em seus campos de atuação, prossigam em seus estudos superiores, capacitando-se para promover o desenvolvimento de seus países, bem como maior justiça econômica e social. O Programa está sendo implementado em 22 países da África, América Latina, Ásia, Oriente Médio e na Rússia, locais onde a Fundação Ford atua.
Para assegurar a diversidade de origem dos/as bolsistas, o IFP prioriza candidatos/as provenientes de grupos que, sistematicamente, têm tido acesso restrito ao ensino superior. No Brasil, o Programa, além de estar atento à igualdade de gênero, destina-se, prioritariamente, a pessoas negras ou indígenas, ou nascidas nas regiões Norte ou Nordeste ou Centro-Oeste, ou provenientes de famílias que tiveram poucas oportunidades econômicas e educacionais.
Os/as bolsistas são selecionados/as com base em seu potencial acadêmico e de liderança e compromisso com a solução de problemas de sua comunidade, grupo social, região ou país. Eles/as poderão cursar programas de mestrado ou doutorado em qualquer área do conhecimento desde que relacionada aos interesses e objetivos da Fundação Ford, que visam: fortalecer os valores democráticos, reduzir a pobreza e a injustiça, fomentar a cooperação internacional e promover o desenvolvimento humano.
O/a bolsista poderá cursar uma universidade brasileira ou de qualquer parte do mundo. Além da bolsa de estudos, o Programa oferece apoios diversos às pessoas selecionadas: para aquelas que ainda não estão matriculadas na pós-graduação, o Programa pode oferecer apoio para inscrição no processo de seleção; para aquelas que necessitarem, pode apoiar a participação em cursos de curta duração, como de idiomas, informática e elaboração de projeto.
A Fundação Carlos Chagas é a instituição responsável pela coordenação, no Brasil, do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford (www.fcc.org.br).
As candidaturas são avaliadas por uma Comissão de Seleção brasileira, composta de especialistas dos diversos campos do conhecimento e intervenção, apoiada por assessores ad hoc brasileiros.
A Comissão de Seleção faz a indicação para o ingresso do/a candidato/a no Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação. A decisão definitiva e inapelável é tomada pela Secretaria Técnica do Programa, com sede em Nova Iorque. São oferecidas, anualmente, no Brasil, em torno de 40 bolsas que têm uma duração máxima de 24 meses para mestrado e de 36 meses para doutorado. Já foram realizadas cinco seleções no Brasil desde 2002 e que ofereceram 170 bolsas. Estão previstas seleções anuais no Brasil até 2011. Site: http://www.programabolsa.org.br/



08/12/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário