terça-feira, 7 de dezembro de 2010

1º de Dezembro de 2010 - Lançamento do Caderno de Direitos Trabalhistas chegará a alunos da capital


Foi realizado pela manhã (01/12/2010) no auditório da OAB/MS o lançamento oficial do
"Caderno de Direitos Trabalhistas", um guia didático dos direitos e deveres do trabalhador criado pelo Tribunal do Trabalho da 24ª Região.
O Caderno, de consulta rápida, é escrito em linguagem acessível para jovens e adultos. Com a tiragem inicial de 3.500 exemplares, os cadernos serão distribuídos nas escolas que já receberam as palestras do Projeto Educação Trabalho e Justiça.
A curto e médio prazo todas as escolas públicas e privadas da capital receberão exemplares.
O TRT, em parceria com o Ministério Público do Trabalho e a Comissão Permanente de Investigação das Condições de Trabalho em Mato Grosso do Sul, deverá lançar, no próximo ano, o mesmo caderno nas línguas Terena e Guarani, uma ação pioneira no cenário nacional.
Em seu discurso, o Presidente do TRT, des. Ricardo Zandona, disse que a Justiça do Trabalho em Mato Grosso do Sul tem sido diligente com sua responsabilidade social: "A prova disso são as atividades do Projeto Educação Trabalho e Justiça, cujo conteúdo tem inspirado a classe estudantil a refletir sobre a importância do direito do trabalho em suas vidas".
O Projeto é desenvolvido com alunos do ensino médio e acadêmicos de Direito da capital. Para viabilizá-lo, o Tribunal firmou Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Estado de Educação, a Fundação Social do Trabalho - FUNSAT, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, o Centro Universitário Anhanguera e a Faculdade Estácio de Sá.
A solenidade de hoje foi encerrada com a brilhante apresentação do ator e poeta Ruberval Cunha, que deu um show de improviso com palavras sobre o tema Direito do Trabalho escolhidas pela plateia Estiveram presentes, além magistrados, advogados, servidores e outras autoridades, alunos da Escola Estadual Waldemir Barros da Silva e da Escola Estadual Joaquim Murtinho.
O Caderno de Direitos Trabalhistas, bem como o Projeto Educação Trabalho e Justiça, foi produzido pelo Serviço de Documentação/Centro de Memória e Cultura. O Projeto já chegou a 10 escolas contemplando 1.200 alunos do Ensino Médio e 250 acadêmicos de Direito de diversas Instituições, além de cerca de mil alunos dos cursos profissionalizantes da Fundação Social do Trabalho - Funsat.


01/12/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário