sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Índios rappers de MS cantarão em guarani na posse de Dilma Rousseff


O Brô MC’s, primeiro grupo de rap do Brasil formado por indígenas e que mistura português e guarani nas letras sairá da Aldeia Jaguapiru, em Dourados (MS) para tocar na posse da presidenta Dilma Rousseff, em Brasília, neste dia primeiro.
Os índios rappers de Mato Grosso do Sul são adolescentes que começaram a cantar rap após uma oficina realizada pela Central Única das Favelas de Dourados. A Aldeia Jaguapiru é uma das mais pobres do Brasil e faltam opções de qualificação e renda para os índios, situação que compartilham com muitas comunidades pobres brasileiras, indígenas ou não.
Em dezembro de 2009, após formarem o Brô MC’s, Bruno, Kelvin, Charlie, Clemerson e DJ Gio Marques lançaram o primeiro cd do grupo, feito artesanalmente. Embalado por amigos e vendido durante a sua apresentação no Festival Conexão Hip Hop, uma festa dedicada à cultura feita em Dourados todos os anos, o material não deu pra quem quis.
O som nervoso do rap com a sonoridade do guarani encantou. "Todos queriam aprender a cantar nossa língua nativa, que cativou logo na primeira apresentação", comemoram.
As letras, como de todos os grupos rappers, falam da realidade que os jovens vivenciam. No caso deles, da vida na aldeia, dos sonhos e de amor. Após esgotar os cds, os downloads na internet já passam de 10 mil.
Durante 2010 o grupo realizou mais de 30 apresentações dentro e fora de Mato Grosso do Sul. Participaram do Show do Projeto Ava Marandu, juntamente com Milton Nascimento. Nos Arcos da Lapa, Rio de Janeiro, mostraram o rap em guarani no Encontro da Diversidade Cultural promovido pela Secretaria de Identidade e Diversidade Cultural. E foram os destaques na inauguração do SESC Belenzinho, em São Paulo, realizado neste mês.
Agora, se preparam para a apresentação que, segundo eles mesmos, pode a mais importante da vida do grupo. Os adolescentes rappers da aldeia sul-mato-grossense reconhecem o destaque que tocar na posse da primeira mulher presidente do Brasil, Dilma Roussef, vai garantir ao grupo.
"Será uma honra, cantar num momento histórico como esse, a consagração de um sonho. Mas será também uma ótima abertura para que o Brasil veja um pouco da cultura do Mato Grosso do Sul e de seus indígenas, uma vez que a aldeia de Dourados é a segunda maior do Brasil", ponderam.



Fonte e foto:
31/12/2010 07:56



CONFIRA O CLIPE DO RAP EM GUARANI DO BROS MC'S:

http://www.youtube.com/watch?v=oLbhGYfDmQg&feature=player_embedded#!

Nenhum comentário:

Postar um comentário