sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Índios de Mato Grosso do Sul recebem visita da ONU‏

Com objetivo de averiguar projetos em prol da fomentação e da proteção da diversidade cultural brasileira, a relatora das Nações Unidas sobre o Direito Cultural, Farida Shaheed, visitou no dia 15 de novembro o Ponto de Cultura Teko Arandu, localizado na Escola Municipal Indígena Ñandejara-Polo, na aldeia Tei’ykuê, município de Caarapó em Mato Grosso do Sul.
Segundo informou o site Folha de MS, a relatora enfatizou que a promoção dos direitos culturais não se refere somente a tornar acessível, obras de arte e humanidades, mas, principalmente, incentivar a criação cultural de grupos culturais historicamente marginalizados, transformando-os em sujeitos autônomos dentro do processo cultural e social de um país como Brasil, que se destaca pela multiplicidade de perspectivas, fruto de inúmeras identidades.
É isso que realiza o Ponto de Cultura Teko Arandu, uma iniciativa coordenada pelo Professor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Neimar Machado e o técnico Kaiowá, Devanildo Rodrigues, que ao longo de três anos segue promovendo a inclusão digital, desenvolvendo a produção audiovisual e disponibilizando o uso do software livre pelos Kaiowa e Guarani da aldeia Tei’Ykuê.
Conforme o designer Terena, Gilmar Galache, que também estava presente durante o encontro, este tipo de visita gera uma maior visibilidade do Teko Arandu, abrindo portas para mais investimentos que visem atender as necessidades das sociedades indígenas, ao mesmo tempo, em que retrata a realidade dos Kaiowá e Guarani, a partir da exposição dos obstáculos e das formas de superação utilizadas pelos próprios indígenas.“ Ela garantiu que vai manter contato e que apóia as reivindicações dos Povos Indígenas”, destaca Devanildo.
Durante o encontro que também contou com a presença da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Brasília e Dourados, o Coordenador de Comunicacião e Design do Núcleo de Estudos e Investigação dos Povos Indígenas (Neppi), José Francisco Sarmento, e o coordenador do Teko Arandu, foi apresentado o material informativo do projeto e o levantamento das problemáticas que afetam os moradores da Te’Iykuê.
No encerramento, os alunos da escola instruídos, pelo professor Kaiowa, Eliel Benites, juntamente como Rezador Emiliano Hilário, homenagearam a visitante satisfeita com os resultados do trabalho. Shaheed segue sua viagem por São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador até o dia 19 de novembro, onde irá encontrar-se com lideres comunitários, Organizações Não- Governamentais (ONGs), representantes de movimentos afrodescendentes e indígenas. O resultado será relatado ao Conselho de Direitos Humanos com recomendações ao Brasil.


Fonte e foto: Teko Arandu

Nenhum comentário:

Postar um comentário