quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Missão da ONU sobre cultura visita Campo Grande e Dourados

Campo Grande e Dourados estão na rota de uma missão da Onu (Organização das Nações Unidas) que está no Brasil desde ontem para monitorar e apresentar relatórios na área de direitos culturais.
A visita está sendo coordenada pela perita Farida Shaheed, perita independente da Onu nomeada pelo Conselho de Direitos Humanos da entidade internacional. A missão começou ontem e vai até o dia 19 de novembro.
“O Brasil, o maior e mais populoso país da América do Sul, com uma vasta diversidade cultural, oferece uma grande oportunidade para o meu mandato em minha primeira visita de monitoramento”, disse Shaheed, que visitará o Brasil a convite do Governo Brasileiro.
“O direito à vida cultural e ao desenvolvimento cultural é parte essencial e inerente do direito de todos os indivíduos e povos, incluindo o direito a não ser forçado a participar”, afirma Shaheed.
“Não se trata apenas de dar acesso a obras de arte e humanidades, mas proteger a aquisição de conhecimento e a necessidade de comunicar”, disse. “Eles também implicam prover membros de grupos culturais que diferem dos grupos dominantes com caminhos para expressar seu ponto de vista cultural, participando do desenvolvimento cultural e social, e paralelamente preservando aqueles elementos de suas culturas que eles desejem manter.”
Durante a missão ao Brasil, a Perita se reunirá com representantes de instituições governamentais, incluindo autoridades nas áreas da cultura, educação, ciência e tecnologia,direitos humanos, mulheres, igualdade racial, questão indígena e relações exteriores. Ela também se reunirá com acadêmicos, líderes comunitários, representantes de movimentos afrodescendentes e indígenas.
Shaheed visitará Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Dourados e Campo Grande e Salvador.
Não foi informado o dia da visita a Mato Grosso do Sul.


Fonte: SÍTIO CAMPO GRANDE NEWS, 09.11.2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário