quarta-feira, 16 de março de 2011

Índios kadiwéu acampam em fazenda de Bonito e cobram demarcação

Grupo de 100 índios da etnia kadiwéu invadiu no último sábado a fazenda Santa Clara, que faz limite com as aldeias Córrego de Ouro e São João, em Porto Murtinho. A comunidade reivindica a devolução da área de 800 hectares, que sempre foi considerada território indígena.
Há cerca de cinco anos proprietários da fazenda conseguiram liminar judicial para continuar com a área, alegando que o marco que delimitava as aldeias estava errado. Eles obtiveram a posse temporária, até que o STF (Supremo Tribunal Federal) julgue o mérito da questão.
Depois da liminar, peritos de Brasília estiveram na área e reconheceram os marcos como autênticos, porém, até agora não houve julgamento do STF.
Indignados com a demora, os índios entraram na propriedade e dizem que só sairão depois que o Supremo colocar o assunto em pauta.
Distante 65 quilômetros da cidade, a fazenda já havia sido invadida em 2003 e a retirada dos 15 índios acampados em um galpão da propriedade exigiu a intervenção da Polícia.
Na época, os kadiwéu ameaçaram incendiar a sede da fazenda.
Agora, a comunidade também exige a presença da Funai, que segundo os índios não têm contribuído para solução do impasse,
Os proprietários sempre alegaram que as aldeias ficam em Porto Murtinho e a fazenda em Bonito, onde não há registros históricos de existência de aldeia indígena.


Fonte:
http://www.campograndenews.com.br/cidades/interior/indios-kadiweu-acampam-em-fazenda-de-bonito-e-cobram-demarcacao
14/03/2011 10h52 - Atualizado em 14/03/2011 10h52

Um comentário:

  1. OLA POR GENTILEZA SOU DESCENDENTE DE INDIOS POIS MEU VO ERA INDIO E MINHA VO NEGRA E GOSTARIA DE SABER COMO FACO PRA COMPROVAR DESCENDECIA INDIGENA SOU DE MATO GROSSO DO SUL .GOSTARIA DE SABER COMO FACO PARA ENTRAR NO CADASTRAMENTO DE DESCENDETES INDIGENAS TENHO COMO COMPROVAR POIS MEU TIO INDIO.POR FAVOR ME MANDE UM EMAIL deboraxavierms@bol.com.br O MAIS RAPIDO POSSIVEL

    ResponderExcluir