quinta-feira, 17 de março de 2011

MPT, SRTE e Fetagri assinam convênio para assistência jurídica gratuita

Sindicatos de trabalhadores rurais, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri), a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-MS), a Fundação Nacional do Índio (Funai) e Ministério Público do Trabalho (MPT) formalizam nesta terça-feira (15) convênio inédito destinado a assegurar assistência judiciária gratuita a todos os trabalhadores rurais assalariados de Mato Grosso do Sul. O evento será realizado no auditório do Hotel Internacional, em Campo Grande.
Por meio do convênio, os sindicatos de trabalhadores rurais assalariados deverão atender às reclamações dos trabalhadores. O MPT, a SRTE, a Funai e a Fetagri atuarão como órgãos de articulação, orientando os trabalhadores quanto ao direito à assistência judiciária gratuita. A Fetagri deverá apoiar os sindicatos a ela filiados, para que sejam efetivadas as medidas necessárias ao cumprimento do convênio. Os convênios pretendem, também, fortalecer a liberdade sindical por meio da aproximação entre trabalhadores e entidades sindicais.
Termos de cooperação semelhantes já foram firmados com lideranças das aldeias Amambai, Limão Verde e Jaguari e o Sindicato de Trabalhadores Rurais de Amambai com o objetivo de possibilitar o efetivo acesso dos trabalhadores rurais indígenas à Justiça Trabalhista. Agora, a proposta amplia o benefício a todos os trabalhadores rurais, indígenas e não indígenas.
A iniciativa, inédita no país, pretende promover a articulação e interação de atividades, com o intuito de garantir o efetivo acesso dos trabalhadores à Justiça Trabalhista de forma menos onerosa. Segundo o procurador do Trabalho Paulo Douglas Almeida de Moraes, espera-se, com isso, aproximar os trabalhadores da cúpula sindical, de modo a fortalecer o sistema sindical e efetivar a liberdade sindical.


Adriana de Oliveira Rocha
Procuradora Federal - PF/MS
(67) 3382 - 8500
(E membro da CEAI/OAB/MS)



Fonte: SÍTIO MS AQUI, 15.03.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário