terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Presidente da CEAI/OAB/MS considera inaceitável a criação da Usina Belo Monte

Estive participando do FORUM INDIGENA na ONU, no mês de maio de 2010 com a colega Tatiana Ujacow,e lá, em visita à Missão Diplomática do Brasil na ONU, em NovaYork , fizemos uma reunião com a Delegação dos Indígenas do Brasil,e, juntos, repudiamos a construção da Usina de Belo Monte, no Xingu.Falamos diretamente com o Presidente da FUNAI, Dr Márcio Meira e com a Embaixadora do Brasil Dra Maria Luiza ViottI. . Observo que não fomos ouvidos na nossa preocupação com o meio ambiente e com os povos indígenas do Brasil. A opinião sobre a preservação e a qualidade de vida dos nossos índios no Xingu não é apenas nacional, haja a grande mobilização de artistas e intelectuais, capitaneados por James Cameron, criador de AVATAR, inspirada na nossa floresta Amazônica.

Dessa forma, não posso deixar de opinar, neste momento, como cidadã e como Presidente da Comissão Especial de Assuntos Indígenas da OAB/MS que é única no país, sobre a questão da construção da Usina de Belo Monte, no Xingu, onde residem populações indígenas importantíssimas para a preservação da nossa biodiversidade. As normas internacionais como a OIT, a Declaração da ONU para os Povos Indígenas e a nossa Constituição Federal de 1988, determinam a consulta justa, prévia e informada a esses povos, e o Estado Nacional estabelece, mas não cumpre o que determina e ratifica.

Mais uma vez, o Estado Nacional não ouve a voz dos habitantes originários, não obedece ao Princípio da Dignidade da Pessoa Humana e sucumbe ao apelo do capital e não do ser humano. Depois de tantas usinas que já existem e não tem trazido o tão sonhado potencial energético, deveríamos evitar o alagamento desta área, que traz a sustentabilidade e mantém o habitat e a preservação do nosso ecossistema pela preservação contínua feita pelos povos tradicionais.

Entendo que o melhor planejamento e a tecnologia disponível são capazes, com certeza, de deter o alagamento dessa região.Digo isso pelo mau aproveitamento anterior de outras áreas, como o caso da Usina Hidrelétrica de Balbina,no Amazonas , que teve um custo elevadíssimo e um aproveitamento baixo e causou o maior desastre ao meio ambiente da nossa história recente. E tantas outras obras realizadas como as das usinas do Rio Madeira, Santo Antonio e Jirau, que juntas não equivalem a meia Itaipu.

Não entendemos qual o objetivo disso tudo, pois o Brasil, como país megadiverso tem o que os países almejam que são os seus recursos naturais, fonte de riqueza inesgotável para o nosso país. A preocupação também deve ser de preservar a nossa soberania nacional, pois os recursos naturais e os conhecimentos indigenas são matéria de interesse nacional.

Fica a dúvida sobre o porque da utilização da bacia do Xingu, através da Usina de Belo Monte .A quem serve tal medida? Será por conta das parcerias para a construção de usinas em toda a bacia amazônica? O modelo será nacional ou binacional?

O que precisamos é da segurança de todo o sistema, com a ampliação das já existentes, aumentando a viabilidade do nosso potencial, já utilizado. A tecnologia e a pesquisa devem servir para isso.

Não podemos ser meros espectadores da nossa tragédia ambiental, dos nossos recursos naturais e da nossa soberania sobre o Xingu e sobre a nossa Amazônia, onde existem populações indígenas em seu habitat natural ,que preservam o nosso ecossistema.

Ontem em evento realizado na UNB sobre esta questão , deu-se , mais uma vez, o silêncio da FUNAI e do Mininstério do Meio Ambiente, o que é nefasto para a democracia e para o Estado Democrático de Direito.



Samia Roges Jordy Barbieri
Presidente da Comissão Especial de Assuntos Indígenas da OAB/MS - CEAI/OAB/MS

Um comentário:

  1. Precisamos mudar nossas atitudes em relação ao meio ambiente, e cada um de nós pode ajudar o planeta começando em nossos lares a fazer um consumo consciente. Qualquer pessoa pode contribuir para a preservação do meio ambiente e melhorar a qualidade de vida de todos.

    Ação:
    Para começar a agir é preciso abraçar a idéia de utilizar produtos ecológicamente corretos. Hoje em minha casa nós utilizamos e recomendamos para todos os amigos, colegas e vizinhos os produtos de limpeza Lar Ecológico; uma linha de produtos de cuidados com a casa, roupa e louça que substituem TODOS os produtos de limpeza da sua casa. Produtos de altíssima qualidade com baixo custo, que respeitam o meio ambiente e o seu bolso. Economizam água, tempo e dinheiro.

    O Kit Lar Ecológico é composto por 5 produtos anti-alérgicos, que não contém cloro, CFC e Fosfato.

    Faço questão de ir em cada casa demonstrar e ensinar como ajudar o planeta limpando suas casas.

    Transforme sua casa em um Lar Ecológico, agora!

    Neuma de Sousa
    + 55 61 86169665
    + 55 61 78116118
    Rádio 55*133*4807

    skype: neumadesousa
    msn: neuma.rh@gmail.com

    ResponderExcluir