segunda-feira, 25 de abril de 2011

Troféu Domingos Veríssimo Marcos

O vereador Athayde Nery destacou a importância do Troféu Domingos Veríssimo Marcos, entregue por ocasião do Dia do Índio a pessoas que tenham contribuído às causas indígenas, em solenidade realizada na manhã de hoje (20), na Câmara Municipal de Campo Grande. “Quem recebe esse troféu leva anos de história de lutas e de resistência indígena em nosso país e torna-se ainda mais comprometido com essa causa”, destacou Athayde.
Para Athayde, o humanidade passa por um estágio de crise institucional da representatividade em todas as instâncias do Estado e a única maneira de superar essa crise é passar da democracia representativa, para a democracia participativa. “Temos que radicalizar na democracia e isso significa reconhecer e respeitar o outro e sem dúvida, a comunidade indígena sofre com a falta de respeito e reconhecimento, mas não nesse município, que propôs o 1° Conselho Municipal Indígena desse país, tornando-se exemplo de inclusão institucional e lhes dando a oportunidade de apontar as suas necessidades”, enfatizou.

Em nome dos homenageados, a Dr. Samia Barbiere, da Comissão Permanente de Assuntos Indígenas da OAB/MS e autora da obra Direitos Constitucionais dos Índios e o Direito à Diferença, ressaltou a importância da homenagem e a gratidão ao reconhecimento pelo trabalho realizado. “Ainda encontramos descaso em relação a nossa luta, o que nos entristece, mas ao mesmo tempo nos motiva, pois cuidar do direito indígena significa lutar pela igualdade, resguardando a diferença.
A comissão da OAB tem o entendimento que é possível chegarmos a um termo comum em relação aos conflitos nas terras indígenas de Mato Grosso do Sul, pois podemos ter interesses diferentes, mas que não precisam ser conflitantes”, disse a advogada. Élcio Terena, presidente do Conselho Municipal de Defesa e Direitos dos Povos Indígenas, declarou ter a consciência da importância do espaço dado à comunidade na Casa de Leis.
“Estar aqui hoje representa uma vitória. Vitória de quem resistiu a tantas adversidades e ao quase desaparecimento ao longo desses mais de 500 anos de história do nosso Brasil. Somos os brasileiros natos, a origem desse país e todos vocês aqui presentes, se não no sangue, carregam na alma um pouco de nós, os sobreviventes, os resistentes, os persitentes índios que insistem em viver”, declarou.



Fonte:
20/04/2011 13:50
Lilian Veron


Nenhum comentário:

Postar um comentário