terça-feira, 9 de agosto de 2011

COPAI participa de audiência sobre a qualificação do trabalho indígena em MS

A Comissão Permanente de Assuntos Indígenas (Copai) da OAB/MS participou nesta segunda-feira (8), da audiência “Qualificação do Trabalho Indígena em MS”, realizada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT).

Estiveram também presentes representantes do Ministério Público do Trabalho, Fundação Nacional do Índio (Funai), Conselho Municipal Indígena (CMDDI), entre outras instituições e lideranças indígenas.

No encontro, os indígenas pedem que seja feito uma qualificação profissional por parte das usinas, para que possam continuar atuando no mercado, gerando assim, melhor desenvolvimento profissional, bem como garantias trabalhistas. “Do contrário, haverá um sério problema social, pois os índígenas ficarão a mercê da marginalidade social e também profissional”, afirma a presidente da Copai, Samia Roges Jordy Barbieri.

Samia afirma ainda que a audiência foi de extrema importância para os mais de 12 mil trabalhadores indígenas que atuam nas usinas de cana de açúcar em todo o Estado e que estão correndo riscos de perderem seus empregos, a partir de 2014, devido a mecanização da mão de obra no setor sucro-alcooleiro que acontecerá em toda a região de MS.



Fonte:
09 de agosto de 2011 • 11h06

Nenhum comentário:

Postar um comentário