segunda-feira, 8 de agosto de 2011

COPAI participa da audiência no TRT sobre a qualificação do trabalho indígena em MS

Hoje, às 09 horas, a COPAI participou da audiência plena realizada no Tribunal Regional do Trabalho, TRT 24ª região, sobre A QUALIFICAÇÃO DO TRABALHO INDÍGENA EM MS, e contou com as presenças de sua presidente, Samia Roges Jordy Barbieri, vice-presidente, Wilson Capistrano e de sua colaboradora Arlete Povh, bem como, a participação efetiva do Ministério Público do Trabalho, Funai, Conselho Municipal Indígena (CMDDI), entre outras instituições, e também de lideranças indígenas.

A audiência é de extrema importância para os mais de 12 mil trabalhadores indígenas que atuam nas usinas de cana de açúcar em todo o Estado, e que estão correndo riscos de perderem seus empregos, a partir de 2014, devido a mecanização da mão de obra no setor sucro-alcooleiro que acontecerá em toda a região de MS.

Os indígenas pedem que seja feito uma qualificação profissional por parte das usinas, para que possam continuar atuando no mercado, e gerando assim, um melhor desenvolvimento profissional, bem como garantias trabalhistas. Caso isso não ocorra haverá um sério problema social, pois, uma vez desempregados, os índígenas ficarão a mercê da marginalidade social e também profissional.

Mês que vem haverá novamente audiência para tratar do mesmo assunto.











 


Fonte e fotos: por Arlete Povh

Nenhum comentário:

Postar um comentário