quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Índios ocupam área em Douradina e são expulsos por donos

Entre os indios, há crianças e idosos de aldeia vizinha à área reivindicada.

É tenso o clima em Douradina, em uma área disputada entre produtores rurais e índios Caiuá. Um grupo de cerca de 80 indígenas entrou em um dos lotes, no fim de semana, e foi expulso pelos fazendeiros, que colocaram fogo no acampamento montado por eles.

Os produtores estão de plantão no local e afirmam que vão ficar lá e expulsar os índios se for necessário. “Estamos tentando contratar seguranças, mas não conseguimos”, disse o presidente do Sindicato Rural de Douradina, Carlos Pradella.

Os produtores afirmam que um deles foi ferido a pedrada pelos indios. A Funai, que acompanha a situação, diz desconhecer essa informação.

Não houve registrado policial da invasão nem pedido à Justiça para desocupação da área, que fica ao lado das aldeias Lagoa Rica e Panambi. “Não queremos mexer com Justiça”, disse Pradella. Ele não soube informar o nome do dono do lote invadido, que faz parte de uma área de 2000 mil hectares desmemb rada. Parte da terra, 300 hectares, está em posso dos índiso, que reinvidicam os outros 1,7 mil hectares.

A Funai (Fundação Nacional do Índio), a Polícia Federal e o Ministério Público Federal enviaram representantes ao local. Segundo a coordenadora da Funai em Dourados, Maria Aparecida Mendes de Oliveira foi feito um acordo ontem para que os índios permaneçam em uma área, mas logo que a polícia deixou o local, os proprietários das áreas passaram a pressioná-los com fogos de artifício.

Em nota distribuída à imprensa, a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) afirma que os índios estão na entrada da propriedade montando novas barracas.

De acordo com Maria Aparecida, a área faz parte das que estão em estudo para demarcação em Mato Grosso do Sul. De acordo com ela, na década de 1970, chegou a haver estudos considerando a área indígena, mas não houve a homologação oficial.

A terra faz parte da antiga Colônia Agrícola de Dourados, formada no governo Getúlio Vargas para povoar a região, que depois, após muita polêmica, teve uma parte grande transformada em aldeia indígena.

Quarta-feira, 08 de Setembro de 2010
Marta Ferreira

Funai/Dourados

Fonte: www.campogrande.news.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário