quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Campo Grande recebe em outubro multirão do Conselho Nacional de Justiça


Campo Grande (MS) - Campo Grande será a primeira cidade do País a receber o mutirão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) “Cidadania, direito de todos”. A ação, que deve ser realizada nos dias 23 e 24 de outubro, com apoio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado (Sejusp), pretende fazer registro de nascimento e RG para os indígenas que vivem em Campo Grande e ainda não possuem os documentos.

A Capital foi escolhida para estrear o projeto por possuir a maior população indígena em área urbana do País, segundo explicou o juiz auxiliar da presidência do CNJ, Daniel Issler. De acordo com levantamento da Fundação Nacional do Índio, vivem na Cidade Morena cerca de 10 mil índios e descendentes, sendo estimado que 1,5 mil não possuem registro de nascimento. As aldeias escolhidas para receber o projeto foram a Marçal de Souza, no bairro Tiradentes e Darcy Ribeiro, no Nova Lima.

“Estamos fazendo uma mobilização pela cidadania”, disse Issler, que pretende firmar parcerias para oferecer também outros serviços durante a ação, como a carteira de trabalho.

O secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado, Wantuir Jacini, garantiu todo apoio necessário para realização do evento e se prontificou a disponibilizar servidores do Instituto de Identificação e papiloscopistas para emissão dos documentos.

A reunião para discutir a realização do evento aconteceu na quinta-feira (12) na Sejusp e contou também com a presença de Sidmar Dias Martins do CNJ, o superintendente de Medidas Socioeducativas coronel Hilton Vilassanti, o diretor-presidente da Agepen, coronel Desdete de Oliveira, o representante do Tribunal de Justiça do Estado, juiz Ruy Celso Barbosa, entre outros participantes.


Fonte:http://www.sejusp.ms.gov.br/index.php?templat=vis&site=148&id_comp=1386&id_reg=119103&voltar=home&site_reg=148&id_comp_orig=1386
Em 26/09/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário