Quinta, 28 de Outubro de 2010
Mais de 1.000 indígenas foram atendidos nos dois dias do mutirão Cidadania, Direito de Todos realizado no último fim de semana em Campo Grande (MS). O projeto desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS) tem o objetivo de conceder aos indígenas que vivem próximo a áreas urbanas documento de identidade, Carteira de Trabalho, CPF (Cadastro de Pessoa Física), além de orientações quanto a direitos previdenciários.
Índios de Campo Grande (MS) receberão documentos neste fim de semana
Quarta, 20 de Outubro de 2010
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lança no próximo dia 23, em Campo Grande (MS), o programa Cidadania, Direito de Todos, para permitir aos indígenas acesso à certidão de nascimento, RG, CPF, e carteira de trabalho. Sem os documentos, os indígenas acabam sendo lesados em seus direitos de cidadãos, explica Daniel Issler, juiz auxiliar do Conselho. A ação conta com a parceria do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul, da Fundação Nacional do Índio, dos cartórios, da Receita Federal, Caixa Econômica Federal, Ministério do Trabalho e Emprego e Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. A estimativa é de que 8 mil indígenas vivam em Campo Grande e cerca de 1,6 mil deles não possuem os documentos essenciais ao exercício pleno da cidadania.
TJMS discute projeto-piloto de ampliação do registro indígena
Quinta, 30 de Setembro de 2010
Foi realizada na manhã da última terça-feira (28/09), no Salão Pantanal do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS), reunião entre representantes de diversas instituições, civis e militares, para tratar do projeto Cidadania, Direito de Todos, lançado pelo Conselho Nacional de Justiça em Mato Grosso do Sul. Foi realizada uma ação prévia pela Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ), com apoio do Comitê Gestor Estadual para Erradicação de Sub-registro Civil de Nascimento, para identificar quantos indígenas não possuem nenhum tipo de documentação básica e quantos possuem.
Fonte: Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
http://www.cnj.jus.br/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=1&Itemid=169&filter=campo+grande
Foto: Acervo da CEAI/OAB/MS
Nenhum comentário:
Postar um comentário