sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Mais de 1.000 índios de MS recebem documentação


Quinta, 28 de Outubro de 2010

Mais de 1.000 indígenas foram atendidos nos dois dias do mutirão Cidadania, Direito de Todos realizado no último fim de semana em Campo Grande (MS). O projeto desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS) tem o objetivo de conceder aos indígenas que vivem próximo a áreas urbanas documento de identidade, Carteira de Trabalho, CPF (Cadastro de Pessoa Física), além de orientações quanto a direitos previdenciários.




Índios de Campo Grande (MS) receberão documentos neste fim de semana

Quarta, 20 de Outubro de 2010

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lança no próximo dia 23, em Campo Grande (MS), o programa Cidadania, Direito de Todos, para permitir aos indígenas acesso à certidão de nascimento, RG, CPF, e carteira de trabalho. Sem os documentos, os indígenas acabam sendo lesados em seus direitos de cidadãos, explica Daniel Issler, juiz auxiliar do Conselho. A ação conta com a parceria do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul, da Fundação Nacional do Índio, dos cartórios, da Receita Federal, Caixa Econômica Federal, Ministério do Trabalho e Emprego e Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. A estimativa é de que 8 mil indígenas vivam em Campo Grande e cerca de 1,6 mil deles não possuem os documentos essenciais ao exercício pleno da cidadania.




TJMS discute projeto-piloto de ampliação do registro indígena

Quinta, 30 de Setembro de 2010

Foi realizada na manhã da última terça-feira (28/09), no Salão Pantanal do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS), reunião entre representantes de diversas instituições, civis e militares, para tratar do projeto Cidadania, Direito de Todos, lançado pelo Conselho Nacional de Justiça em Mato Grosso do Sul. Foi realizada uma ação prévia pela Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ), com apoio do Comitê Gestor Estadual para Erradicação de Sub-registro Civil de Nascimento, para identificar quantos indígenas não possuem nenhum tipo de documentação básica e quantos possuem.



Fonte: Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
http://www.cnj.jus.br/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=1&Itemid=169&filter=campo+grande

Foto: Acervo da CEAI/OAB/MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário