terça-feira, 26 de abril de 2011

Inicia nesta terça a II Semana do Índio da OAB/MS

Começa hoje (26) a II Semana do Índio realizada pela Comissão Permanente de Assuntos Indígenas (Copai) vinculada a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS). Com o tema “Os guarani de Mato Grosso do Sul e seus direitos”, o evento traz palestras e apresentações culturais até a próxima quinta-feira (28), no auditório da OAB/MS.
Hoje, as atividades tem início às 18h30 com a presença do vereador de Caarapó, Otoniel Ricardo, Edna Guarani (filha do Marçal de Souza) e Tonico Benites. O assunto será “A situação atual dos guarani de MS - A solução dos conflitos e a busca por uma cultura de Paz”.
De acordo com a presidente da CEAI, Samia Roges Jordy Barbieri, o tema de hoje é politizado e realista. “A presença dos convidados é de extrema importância, já que todos são indígenas e militantes da causa. O vereador, por exemplo, vem de um município que é zona de conflito e que o índio sofre milícia”, afirma.
Samia ressalta ainda o impoderamento do indígena. “O índio ficou de fora do processo de desenvolvimento, esse é o problema. Para tentar ganhar espaço na sociedade ele se torna protagonista de direitos e busca políticas públicas voltadas para a classe”.
Na oportunidade, o Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região em parceria com o Ministério Público do Trabalho e a Comissão Permanente de Investigação e Fiscalização das Condições de Trabalho no Estado de Mato Grosso do Sul, lançará o Caderno de Direitos Trabalhistas nas línguas indígenas Terena e Guarani-Kaiowá.
O Caderno, cuja edição em português foi lançada em dezembro de 2010, apresenta-se como um guia de referência dos direitos e deveres básicos do trabalhador, de consulta rápida, escrito em linguagem acessível para jovens e adultos. A tradução do seu conteúdo para as línguas indígenas permite ampliar o raio de abrangência do Projeto, levando às comunidades aborígines do Estado as informações pertinentes à legislação trabalhista e ao funcionamento da Justiça do Trabalho.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do e-mail janaina@oabms.org.br. É necessário fornecer nome, telefone e cargo/profissão. Haverá emissão de certificado.


Fonte:
26 de Abril de 2011 • 12h09

Nenhum comentário:

Postar um comentário