domingo, 2 de setembro de 2012

Presidente da Comissão de Assuntos Indígenas da OAB/MS recebe prêmio

A presidente da Comissão Permanente de Assuntos Indígenas da OAB/MS (COPAI), Samia Roges Jordy Barbieri, recebeu o trófeu Domingos Veríssimo Marcos, entregue em razão do Dia do Índio a pessoas que contribuíram às causas indígenas. Os advogados Marcos Ruiz, que é indígena, e Arlete Povh, que são membros da COPAI, e a advogada Tatiana Ujacow também foram homenageados.
A premiação foi realizada durante Sessão Solene da Câmara Municipal de Campo Grande, em comemoração ao Dia do Índio. Durante pronunciamento, Samia Roges destacou a importância de uma política indigenista aliada ao desenvolvimento do Estado, para preservar a cultura e a tradição dos povos indígenas. “O desenvolvimento é importante, mas a identidade cultural também. E valorizar a cultura indígena não significa prejudicar o desenvolvimento do Estado”, ressaltou.
De acordo com a presidente da COPAI, atualmente os indígenas correspondem a 0,2% da população nacional e possuem cerca de 11% de área demarcada. “Na época do descobrimento, eram 5 milhões de índios que falavam mais de 1.300 línguas. Hoje, são aproximadamente 500 mil indígenas e 206 línguas”, comparou.
COPAI – O trabalho da Comissão Permanente de Assuntos Indígenas ganhou destaque após ação do Conselho Nacional de Justiça em parceria com diversas entidades para garantir o registro civil os povos indígenas, por meio do projeto “Cidadania, direito de todos”, realizado em outubro de 2010.
Os membros da Comissão auxiliaram nas atividades do programa. Para Samia Roges, a partir daí, até mesmo os advogados que não atuam nas causas indígenas perceberam a relevância do assunto. Ela lembra ainda que a Seccional de Mato Grosso do Sul foi a primeira do país a implantar uma Comissão Permamente de Assuntos Indígenas. “Nós sabemos dos conflitos existentes e, por isso, buscamos o diálogo, a paz social”, ressalta.
De 26 a 28 de abril, a COPAI realiza a II Semana do Índio, com o tema “Os Guarani”. De acordo com Samia Roges os índios guarani são uma das etnias que mais enfrentam dificuldades sociais e culturais em Mato Grosso do Sul.
 
 
Fonte:
 
20 de abril de 2011 • 17h30 • atualizado às 15h29
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário