sexta-feira, 30 de março de 2012

Comissão de Assuntos Indígenas promove eventos no mês do índio

Em alusão ao Dia do Índio, comemorado em 19 de abril, a Comissão Permanente de Assuntos Indígenas da OAB/MS realiza eventos durante todo o mês para discutir e debater a realidade dos povos indígenas do Estado. De acordo com a presidente da Comissão Sámia Roges Jordy Barbieri, o objetivo é fazer com que a sociedade conheça os costumes e cultura dos índios.

Entre 19 e 20 de abril, o Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul promove um ciclo de debates intitulado "A criança indígena e seus direitos fundamentais", no Palácio Popular da Cultura, no Parque dos Poderes. Na ocasião, acontecerá o lançamento do livro "Criança Indígena: Um Olhar Multidisciplinar", coordenado por Ariadne de Fátima Cantú da Silva. Autores de várias áreas do conhecimento e regiões do País participaram do projeto, incluindo a advogada Sámia Roges,.

No Dia do Índio (19/04), será realizada na Assembleia Legislativa do Estado uma audiência pública presidida pelo deputado estadual Pedro Kemp (PT). Participarão da audiência representantes da sociedade civil, da Comissão Permanente de Assuntos Indígenas e a presidente da Comissão dos Direitos Humanos da OAB/MS, Kelly Cristiny de Lima Garcia.

Simultaneamente ao segundo dia do evento do MPE (20/03), representantes do Conselho Regional de Psicologia e da Comissão Permanente de Assuntos Indígenas se reúnem na sede da OAB/MS. "Hoje índio usa notebook e internet, mesmo assim, continua com sua cultura. O debate será sobre isso, como trabalhar com essas pessoas sem que percam seus costumes, pois muitos moram em cidades", comenta Sámia Roges.

Ainda em abril, entre os dias 26 e 28, será realizado a 3ª Semana do Índio da OAB/MS, no Museu das Culturas Dom Bosco. No local, a sociedade poderá conhecer de perto a cultura, culinária e costumes indígenas do Estado. "A gente muitas vezes não sabe de onde vem o gosto por deitar na rede ou tomar chá para passar dor de cabeça, por exemplo. Elas vêm do povo indígena", disse a presidente da Comissão Permanente de Assuntos Indígenas da OAB/MS.

Fonte:
27 de março de 2012 • 12h55 • atualizado às 10h54

Nenhum comentário:

Postar um comentário