sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Índios são proibidos de falar guarani em escolas da Capital, denuncia Pedro Kemp

O deputado estadual Pedro Kemp (PT) denunciou na manhã desta quinta-feira (1°) que índios da etnia Guarani Kaiowá foram proibidos de falar guarani na escola onde estudam, em Campo Grande. A denúncia foi feita durante sessão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

O parlamentar explicou que três indígenas, da etnia Guarani Kaiowá, estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos) na Escola Municipal Nerone Maiolino, foram proibidos pela direção da unidade escolar de usar a língua materna – o guarani – dentro e fora da sala de aula e obrigados a assinar um documento acatando a determinação.

Kemp explicou em tribuna que essa determinação afronta a Constituição Federal de 1988 e citou trechos do artigo 231 da CF/88. “São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens”, disse.

O petista pretende apresentar na próxima sessão legislativa uma indicação à Secretaria Municipal de Educação, cobrando providências sobre o caso, além de encaminhar um ofício às autoridades do município, relatando a denúncia e exigindo o cumprimento dos direitos indígenas, garantidos pela Constituição Federal.



Fonte:
01/09/2011 12:07
Eduardo Penedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário