segunda-feira, 27 de junho de 2011

Ônibus sofre ataque em aldeia de Miranda e quatro ficam feridos

Ônibus foi atacado em aldeia indígena. Um ônibus escolar foi atacado na noite de ontem na aldeia Cachoeirinha, em Miranda, e quatro pessoas ficaram feridas. O veículo trazia alunos indígenas que cursam o Ensino Médio na cidade.
De acordo com o terena Lindomar Ferreira, as pessoas relataram que foram jogadas pedras para quebrar os vidros do ônibus. Em seguida, foram lançadas garrafas de vidro em chamas.
Segundo ele, quatro pessoas – dois homens e duas mulheres – sofreram queimaduras graves e foram trazidas para a Santa Casa. Uma das vítimas é o motorista.

“Os mais atingidos estavam na parte da frente do ônibus”, relata. Conforme o Gazeta do Pantanal, os feridos são Laércio Xavier Correia, Rosana de Oliveira Martins, de 29 anos, Lurdivane Pires, de 28 anos, e um adolescente de 15 anos.
Lindomar relata que a terra é disputada com fazendeiros na justiça e o clima de tensão e ameaça é constante. “Não podemos acusar ninguém. Mas o clima é tenso”, enfatiza.
Conforme denúncia do Cimi (Conselho Indigenista Missionário), a polícia de Miranda esteve no local e, segundo os indígenas, autorizou a remoção do veículo sem realizar nenhum tipo de perícia.
A Polícia Civil de Miranda informa que foi ao local, junto com a PM (Polícia Militar), e tirou fotos e recolheu objetos. O motivo do crime será investigado. Uma das possibilidades é rixa entre aldeias.
Os índios lutam pela ampliação da aldeia Cachoeirinha. A portaria do Ministério da Justiça reconhecendo a área indígena é de 2007. Desde então, há uma guerra judicial e diversas ocupações em busca da posse das terras.
No ano passado, o procedimento administrativo de demarcação foi parcialmente suspenso por decisão liminar proferida pelo ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal).
A Funai (Fundação Nacional do Índio) chegou a depositar R$ 1,3 milhão em juízo, referente ao valor das benfeitorias. Mas os proprietários não aceitaram o acordo e recorreram. Uma das propriedade em disputa é a fazenda Petrópolis, que pertence à família do ex-governador Pedro Pedrossian. (Matéria editada às 17h para acréscimo de informação)



Fonte:
04/06/2011 16h27

http://www.campograndenews.com.br/cidades/interior/onibus-escolar-sofre-ataque-em-aldeia-de-miranda-e-quatro-ficam-feridos

Nenhum comentário:

Postar um comentário