sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Vídeo Índio Brasil - Simultaneamente em 111 cidades do Brasil

111
CIDADES
BRASILEIRAS
MOSTRA DE CINEMA E VÍDEO COM TEMÁTICA INDÍGENA, PRODUZIDOS POR ÍNDIOS E NÃO ÍNDIOS


O Vídeo Índio Brasil 2010 ocorrerá em Campo Grande (MS) e em mais cem cidades brasileiras no período de 31 de julho a 7 de agosto de 2010. É uma continuação e uma ampliação das experiências vitoriosas das edições ocorridas em 2008 e 2009.

Por meio do audiovisual, o Vídeo Índio Brasil busca fortalecer e difundir a cultura indígena em Mato Grosso do Sul e no Brasil. A programação é composta de filmes produzidos por índios e não índios, com temáticas indígenas. Completam a programação debates, oficina de produção audiovisual dirigida a jovens indígenas, exposição fotográfica, seminário com lideranças indígenas, representantes governamentais e não governamentais, especialistas, artistas, acadêmicos, comunicadores, empresários, trabalhadores e a sociedade em geral. Todas as atividades terão entrada franca.

Em edições anteriores, o Vídeo Índio Brasil mostrou que o recurso audiovisual constitui um instrumento cada vez mais importante para revelar a identidade e as tradições das populações indígenas, visando um melhor conhecimento do patrimônio cultural indígena.

A primeira edição do Vídeo Índio Brasil foi realizada em Campo Grande, Corumbá e Dourados (MS), de 23 a 29 de junho de 2008. O êxito foi tão grande que impactou comunidades indígenas, parceiros e realizadores envolvidos, apontando a necessidade de continuar os esforços para a sua permanência. Participaram do evento realizadores indígenas e não indígenas de diferentes regiões do Brasil e convidados da Bolívia. As atividades atingiram de forma direta dez mil pessoas em três cidades, oito pontos de exibição, havendo grande repercussão na imprensa, rádios, jornais, sítios eletrônicos, blogs e salas de bate-papo de todo o país.

A segunda edição do VIB aconteceu de 10 a 16 de agosto de 2009 e foi ampliada para sete cidades: Campo Grande, Sidrolândia, Caarapó, Dourados, Corumbá, Bonito e Coxim (MS). Totalizando 285 atividades entre debates, seminários, exibições, exposições e uma oficina de produção audiovisual indígena. Foram exibidos quarenta filmes em dezesseis pontos de exibição na capital e no interior, reunindo 15 mil participantes. Desta edição participaram o diretor da Escola de Cinema e Arte de La Paz, Ivan Molina, cineasta indígena e Patrick Boivin, cineasta indígena canadense, a fim de trocar experiências com os realizadores indígenas brasileiros.

O Vídeo Índio Brasil 2010 terá como tema “A Imagem dos Povos Indígenas no Século XXI” em todas as suas atividades. Mostra nacional de filmes e vídeos, exposição fotográfica, feira de artesanato, oficina de produção audiovisual indígena, seminários, palestras e debates. Um dos temas propostos no Seminário será “A imagem do índio, o potencial turístico e a afirmação das identidades culturais dos indígenas brasileiros”. Esses e outros temas estarão presentes em todas as discussões que serão feitas ao longo do projeto.

Ao divulgar as múltiplas imagens dos índios brasileiros, o Vídeo Índio Brasil estará contribuindo para a difusão de cenários e belezas que nem sempre são mostrados pela mídia. Além de todos os aspectos citados, oportunizará a mais de cem municípios do país e a cidade de Campo Grande (MS), um evento que oferecerá entretenimento, lazer e cultura, valorizando a diversidade cultural brasileira em uma das suas mais ricas manifestações, que é a cultura indígena.

Fonte:http://videoindiobrasil.org.br/edicao2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário